Publicado em 01/08/2017 08:38:45

Sanca Hub vai realizar ações permanentes de fomento ao empreendedorismo, tecnologia e inovação

O Sanca Hub (apelido para São Carlos, como o Silicon Vallery é um apelido para uma região da Califórnia), é o ponto de conexão, ideia de conversar, conhecer outros empreendedores

  Sanca Hub vai realizar ações permanentes de fomento ao empreendedorismo, tecnologia e inovação

 

Juntar diferentes representantes do poder público, empresários, investidores, universitários, professores, organizações públicas e privadas, jovens que estão montando as suas startups, traçar plano conjunto para fortalecer o ecossistema de negócios, gerar inovação, tecnologia, novos negócios e empregos, apoiar talentos, promover a transformação social. Essa foi à proposta do “Workshop de Planejamento Estratégico do Sanca Hub, Ecossistema de Negócios de São Carlos”, realizado no sábado (29), no Centro Municipal de Artes e Cultura (Cemac) da Prefeitura.

O evento reuniu mais de 100 participantes, entre 86 instituições de alta tecnologia (Prefeitura, empresas, universidades, startups, investidores, espaços de coworking, aceleradoras), com o objetivo de construir um plano com co-criação e co-evolução, e a meta de transformar o movimento referência em ações permanentes de empreendedorismo, tecnologia e inovação.

Fortalecendo os debates e ampliando horizontes, os participantes fizeram uma análise do cenário presente e entre os sintomas foi identificada a falta de integração, educação para empreender, alinhamento entre pesquisa e mercado para compartilhar conhecimento, retenção de talentos, incentivo fiscal.

Como objetivo desejado no futuro as metas são o desenvolvimento de políticas públicas eficientes, hub de eventos altamente ativo, ementas de ensino alinhadas com o mercado, ser referência internacional de ecossistema, sonho dos universitários (trabalhar no Sanca Hub). Como diagnóstico (caminho a ser seguido), foram sugeridas a otimização dos contatos virtual e presencial, atrair investimentos para PMEs, apoio massivo ao Onovolab, realização de eventos de porte nacional e visibilidade internacional.

Para planejar o futuro, agindo no presente, entre as ideias e plano de ações definidas no workshop foram identificadas a necessidade de se criar mapa mental dos stakeholders, criação do portal para contatos e eventos; criar células temáticas de trabalho em diferentes frentes, criação de um roteiro turístico tecnológico para diferentes públicos e a realização de eventos quinzenais de integração nos espaços já existentes, além de um grande evento semestral para capacitação e educação.

O vice-prefeito e secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Giuliano Cardinali, destacou que um workshop que reúne todo o conhecimento gerado por São Carlos, dá a oportunidade das pessoas conversarem, de aproximar as universidades, transformar as ações em instalação de novas empresas e tecnologias, usar a vocação das universidades, gerando novos negócios, trazendo benefícios importantes para a cidade. “Usar toda essa tecnologia e inovação para a gestão pública é um sonho que está perto de ser realizado, eventos como esse facilitam e aceleram esse processo. Nós temos uma oportunidade muito grande de fazer São Carlos voltar a ser a capital da Tecnologia. O poder público pode auxiliar, trazer as universidades para dentro dos órgãos públicos, o que já estamos fazendo. Na Secretaria de Habitação nós já temos três empresas trabalhando tanto da UFSCar quanto da USP e a Fundação Getúlio Vargas também se interessou em vir. É importante que as pessoas saibam quantas empresas a cidade tem, muitas vezes muitas pessoas procuram soluções em outras cidades e não sabem que tem até melhor aqui”, disse Cardinali.

Pedro Paro facilitador do workshop de planejamento, explicou que os encaminhamentos das ações serão realizados por todos os participantes, com responsáveis para realizar cada uma delas. O Sanca Hub vai acompanhar toda a evolução de negócios da cidade num movimento horizontal sem hierarquias e totalmente apartidário com inserção de todos. “Todos estarão inseridos para melhorar a disseminação de conhecimento das universidades para o mercado de trabalho com aproximação entre universidades, universitários que estão abrindo um novo negócio e empresários. Vai ajudar além da disseminação de conhecimento na geração de novos negócios, na estrutura de toda a cidade, vai envolver o poder público no sentido de rever toda a estrutura do município para proporcionar ambientes adequados para que sejam gerados novos negócios”, ressaltou Paro.

O Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, enfatizou que o Sanca Hub com representatividade dos setores do conhecimento, empreendedorismo, discutindo propostas, dificuldades e os principais temas a ser trabalhados é uma fantástica perspectiva de desenvolvimento para São Carlos e região. “É a contribuição maior que o poder público pode ter, elementos de todos os setores contribuindo, trazendo conhecimento, as dificuldades e nós do poder público com total abertura para abraçar junto com esses setores as propostas, as ideias e transformarmos as políticas públicas necessárias para que se desenvolva o empreendedorismo, os setores cresçam e haja uma interação forte com o setor público”, finalizou Bragatto.

Thiago Christof, co-criador do Sanca Hub lembra que os participantes querem ver o ecossistema de São Carlos crescer, uma cidade que tem vocação de talentos que também precisa estar visível para quem está fora, para atrair mais investimentos e novos talentos para que a cidade continue sendo um dos principais polos de tecnologia e inovação do Brasil. “As pessoas querem sair desse encontro com coisas práticas, o encaminhamento vai ser feito pelas empresas, ou no nível individual como formador de opinião, como líder, comunidade de desenvolvimento, executar a ação com impacto positivo na sociedade, no nosso ecossistema”, disse Christof.

 

O que é o Sanca Hub - O Sanca Hub (apelido para São Carlos, como o Silicon Vallery é um apelido para uma região da Califórnia), é o ponto de conexão, ideia de conversar, conhecer outros empreendedores, dar sugestões, um evento de planejamento estratégico, com diversas entidades do ecossistema local, delineando uma visão comum e planos de ação, um ecossistema de pessoas e instituições ligadas aos aspectos do empreendedorismo, tecnologia e inovação da cidade.

Comentários

Mais Notícias

Página 1 de 642