Publicado em 06/01/2017 19:16:44

Novo golpe no WhatsApp já atingiu 260 mil pessoas

É preciso tomar cuidado

Novo golpe no WhatsApp já atingiu 260 mil pessoas

Os usuários do sistema Android de celular devem ficar alertas com um novo golpe no WhatsApp. A picaretagem cibernética promete mostrar quem adicionou seu número no aplicativo de mensagens e com isso lhe obrigar a baixar aplicativos e compartilhar essa novidade com outras pessoas. Assim, segundo a PSafe, os golpistas ganhariam dinheiro, mais de 260 mil pessoas já teriam caído nisto em pelo menos quatro dias.

O golpe indica a chance de ativar uma nova função do WhatsApp para visualizar as pessoas que adicionaram seu número, mas antes de ter acesso a isto, o usuário precisa compartilhar o link com o golpe entre dez amigos e cinco grupos diferentes.

Daí, o usuário é levado para uma página que induz a instalação de outros aplicativos, necessariamente eles não tem vírus. A cada aplicativo baixado, quem desenvolveu a situação ganha dinheiro.

 

A PSafe dá dicas para o usuário não cair em golpes virtuais:

Instale e mantenha atualizado um antivírus – Ter um antivírus instalado no celular é fundamental para se prevenir das ameaças existentes no mundo virtual. O usuário deve sempre seguir as instruções básicas para proteção dos dados, mas o antivírus instalado no celular irá funcionar como uma barreira de segurança para garantir a privacidade dos seus arquivos.

 

Evite clicar em links vindos por mensagens - Nos últimos meses, muitas tentativas de infecção ocorreram via links maliciosos enviados por amigos no WhatsApp. Portanto, evite clicar em links recebidos por serviços de mensagem ou e-mails sem se certificar da veracidade antes.

 

Utilize apenas redes protegidas com senha - Redes que não solicitam senhas são mais arriscadas – pois permitem acesso mais fácil aos hackers – e, por isso, é aconselhável utilizar apenas redes com senhas, que ofereçam algum tipo de criptografia.

Com informações do UOL.

Comentários

Mais Notícias

Página 1 de 444