Publicado em 12/04/2017 08:35:52

Pacientes operados no mutirão de catarata elogiam Ambulatório de Oftalmologia

Mutirão foi no fim de semana

Pacientes operados no mutirão de catarata elogiam Ambulatório de Oftalmologia
Pacientes foram operados em SC

 

Foi um final de semana de muito trabalho e ansiedade. A sala de espera do Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa estava lotada com pacientes que aguardam pela sua cirurgia de catarata e em cada um deles era possível notar a esperança em saber que em poucos minutos poderiam recupera a visão e enxergar a vida de outra maneira com a auto- estima elevada.

O setor de enfermagem do Ambulatório mais as atendentes se mobilizaram para que tudo pudesse sair perfeito e não faltou organização. Cada paciente era chamado pela lista feita com antecedência e recebia as orientações do pós-operatório e a aplicação do colírio antes da cirurgia.

Dona Alice que veio da cidade de Descalvado era uma dessas pessoas. Com 66 anos de idade, ela só sentia a satisfação de observar, um trabalho feito com tanto empenho e dedicação por parte da equipe médica e da enfermagem do Ambulatório. “Esse serviço que é feito por todos do ambulatório parece particular  e não pelo SUS porque não esperamos quase nada e já saímos enxergando; até um óculos escuro para proteger os olhos recebemos na saída do Centro Cirúrgico; todos estão de parabéns como médicos, enfermeiras, Prefeitura, enfim todos que estão ajudando tanta gente”, completou.

O caminho da sala de espera até a entrada do Centro Cirúrgico para cada um desses pacientes era um caminho da luz e a ansiedade ia diminuindo. A cirurgia em si é muito rápida leva cerca de três minutos é indolor e a pessoa deixa o Ambulatório enxergando.

No total foram operados 150 pacientes com problemas de catarata e mais 70 com pterígio. Isso foi feito em dois dias pela equipe médica chefiada por Celso Davi Lopes.

Outra paciente muito especial que  operour um olho era Dona Maria Helena Jandeli que tem um óculos com graus elevados nos dois olhos. Ela operou um deles. A filha Cristina estava acompanhando a mãe, e assim que ela deixou o Centro Cirúrgico já com uma das vistas boas, ficou emocionada e agradeceu o Secretário de Saúde Carlos Eduardo Colenci.  “Gostaria de agradecer ao senhor pela realização do mutirão aqui em São Carlos e pela palavra que o senhor empenhou a  mim quando levei o  óculos da minha mãe para que os vereadores tomassem ciência do grave problema dela. E lá na Câmara encontrei o senhor que deu sua palavra que o mutirão seria feito no início desse mês; minha mãe está bem graças a cirurgia e obrigado por fazer minha mãe voltar a enxergar”, elogiou muito emocionada.

O Prefeito Municipal Airton Garcia e o Secretário de Saúde Carlos Eduardo Colenci e mais os vereadores Azuaite Martins de França João Muller e Lucão estiveram no último sábado dando seu apoio ao mutirão e conheceram de perto o trabalho de toda a equipe envolvida nesse mutirão. Em resposta a filha de Dona Maria Helena o secretário também agradeceu de forma bastante informal e disse que bom que tudo deu certo. “Fico feliz com suas palavras e só posso lhe pedir que faça suas orações para que a administração possa fazer seu trabalho da melhor forma possível e ajudando as pessoas”, disse.

 

O Secretário Colenci explicou que o próximo mutirão deve acontecer no próximo dia 13 de maio, só falta definir se será apenas em um dia ou dois,  o que animou ainda mais a filha de Dona Maria Helena que vai participar do  mutirão de maio para operar o outro olho.                    

Imagens

Comentários

Mais Notícias

Página 1 de 642