Publicado em 07/12/2017 08:11:18

Hospita Universitário terá 54 leitos e se tornará referência regional em atendimentos de saúde mental

HU-UFSCar aumenta em 157% o número de leitos e inaugura nova infraestrutura no dia 19 de dezembro

Hospita Universitário terá 54 leitos e se tornará referência regional em atendimentos de saúde mental
Aumento de leitos

No dia 19 de dezembro, o Hospital Universitário "Prof. Dr. Horácio Carlos Paneppucci" da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) realiza solenidade de inauguração de novos leitos e de toda a infraestrutura construída no Bloco C do Hospital. Os novos leitos, destinados à internação de adultos e crianças, saúde mental e isolamento, e os outros espaços ampliam significativamente a capacidade de internação do HU.

Além do aumento de 33 leitos (eram 21 e agora são 54 - um crescimento de 157%), serão inaugurados também posto de enfermagem, sala de preparo de medicação, sala de prescrição, atendimento multiprofissional, sala de procedimentos, sala de reabilitação, brinquedoteca, sala de convivência, copa de distribuição de dietas, rouparia, sala de utilidades, depósito de material de limpeza e sanitários. Os novos leitos e as demais estruturas já estão sendo utilizados desde o início de outubro para atendimento aos pacientes. Dos novos leitos, oito são dedicados ao atendimento em saúde mental, o que torna o HU-UFSCar uma referência regional nesse tipo cuidado.

Todos os novos espaços estão abrigados no prédio do Bloco C do Hospital e, para atender a legislação vigente, foram feitas adequações na rede elétrica, cabeamento de dados e telefonia e rede hidráulica quente e fria. A obra durou 357 dias, totalizando em 1.881,58 m² de área construída. O valor da obra foi de cerca de R$ 4,9 milhões com recursos provenientes de convênio com o Fundo Nacional de Saúde.

A solenidade de inauguração terá a presença de autoridades da UFSCar, do HU e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Hospital, além de autoridades de São Carlos e região e de servidores docentes e técnico-administrativos e alunos da Universidade. O evento tem início às 10 horas, no hall de entrada do HU, localizado na Rua Luiz Vaz de Camões, 111, na Vila Celina, em São Carlos.

Sobre a Ebserh
Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.


O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Comentários

Mais Notícias

Página 1 de 687