Publicado em 23/05/2017 07:40:06

Semana da Segurança Pública começa com apresentação dos temas em Ibaté

Com o tema “Drogas Lícitas e Ilícitas”, o evento é realizado pela Prefeitura de Ibaté, juntamente com a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG).

Semana da Segurança Pública começa com apresentação dos temas em Ibaté

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), a abertura da Semana da Segurança Pública de Ibaté. A solenidade aconteceu no Salão Social do Grêmio Recreativo e Esportivo Ibaté (Grei).

Com o tema “Drogas Lícitas e Ilícitas”, o evento é realizado pela Prefeitura de Ibaté, juntamente com a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG).

Na ocasião, participaram o vice-prefeito Horácio do Carmo Sanchez (PSDB); o deputado federal Lobbe Neto; o tenente coronel Alexandre Wellington de Souza, o capitão Wagner Rocha Gonçalves e o tenente Daniel Marcos Molina, que representaram a Polícia Militar; o delegado Dr. Gilberto de Aquino da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Carlos, que responde interinamente por Ibaté, e o investigador Antônio Adegas Martineli Junior, da Polícia Civil; a dirigente regional de ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco; o presidente do Conseg de Ibaté, Augusto Neto; vereadores, entre outras autoridades.

De acordo com a organização da Semana de Segurança Pública, os objetivos do projeto são provocar nos estudantes a responsabilidade mutua da comunidade com a segurança; despertar na comunidade, como um todo o participação ativa na prevenção e elucidação de delitos; provocar interação das autoridades públicas civis e militares, educadores e educando, agentes voluntários e toda sociedade em volta do tema.

Augusto Neto explica que cada escola trabalhará com um tipo de droga, sendo a Escola Estadual do Jardim Cruzado a maconha; a do Jardim Icaraí, cigarros; a Edésio Castanho, cocaína; o André Donadoni, drogas sintéticas; o Orlando da Costa Teles, álcool; e a Fúlvio Morganti, crack.  O evento contará também com seis palestras ao longo da semana e a grande gincana de encerramento, incluindo alunos das escolas estaduais e do quinto ano do ensino fundamental das escolas municipais.

Em seu pronunciamento, Horácio destacou a importância da Semana de Segurança Pública. “É muito importante discutir temas como esse das drogas com os jovens e mostrar o que podem causar, não apenas psicologicamente como fisicamente, mas também nas famílias”, observou.

A dirigente regional de ensino também comentou a seriedade do evento. “Objetivo principal é levar o conhecem-no e informação para que os alunos guardem na vida e retransmitem para suas famílias, o conhecimento sobre as drogas. Consequentemente a violência, que esta invadindo as escolas e as casas por conta do uso de drogas”, apontou.

Lobbe Neto destacou a importância do projeto. “A Educação é muito importante para melhorarmos o futuro do nosso país. Estamos em uma época complicada e muito difícil, mas o Brasil é maior que tudo isso que está acontecendo e com a força da juventude, vamos superar essa fase”, disse. “E essa interação entre o setor educacional e a Segurança é preponderante para que tenhamos sempre cidadãos de bem e livre das drogas e da criminalidade”, completou.

O tema escolhido nesse ano vem de encontro com uma das maiores preocupações do prefeito José Luiz Parrella (PSDB), que é o consumo e o tráfico de drogas em Ibaté, principalmente, entre os jovens.

A Semana de Segurança Pública se tornou Lei em Ibaté devido ao projeto do ex-vereador Fábio da Silva Gomes. “Desde a eleição eu afirmo que é necessário combater o tráfico e o uso de drogas e a Semana de Segurança Pública irá discutir isso, é bom porque nossos jovens poderão ver os malefícios que as drogas causam”, apontou.

As palestras continuam nesta terça-feira (23), com a explanação do juiz Paulo César Scanavez. Na quarta-feira (24), o presidente da OAB de São Carlos, Dr. Renato Cássio Soares de Barros, conversará com os alunos.

Dando continuidade, na quinta-feira (25), a palestra será com Claudio Edilio Pinheiro da Silva, da DISE de São Carlos, e na sexta-feira (26), o coronel Roberto Antônio Diniz, palestra no evento. Sempre às 10h, no Grei.

No sábado (27), a partir das 8h, na Pirâmide da Mata do Alemão, acontece o encerramento com exposição e demonstração de pessoal, equipamentos e viaturas das Polícias, Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal de Ibaté, gincanas e apresentações dos alunos.

Imagens

Comentários

Mais Notícias

Página 1 de 664