Publicado em 19/04/2017 07:45:21

Prefeitura diz que fez esforço para avisar pacientes do CEME sobre ponto facultativo de quinta passada

Reclamações surgiram

Prefeitura diz que fez esforço para avisar pacientes do CEME sobre ponto facultativo de quinta passada

Para minimizar os impactos do cancelamento do agendamento de consultas e exames de especialidades para os pacientes que seriam atendidos no CEME (Centro Municipal de Especialidades) na quinta-feira santa, 13 de abril de 2017, data em que a Prefeitura de São Carlos decretou Ponto Facultativo (para os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal), a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que foram feitos todos os esforços para que os pacientes da rede pública de saúde fossem avisados em tempo hábil e pudessem reagendar os procedimentos.

Ainda na terça-feira, dia 11 de abril, funcionários da central de atendimento telefônico (call center – serviço contratado para fazer a comunicação com a população para confirmação de consultas) fizeram contato, via telefone, com as pessoas que tinham consultas agendadas para o dia 13 de abril sobre o cancelamento dos procedimentos de saúde em função do decreto do Ponto Facultativo.

A Secretaria Municipal de Saúde reconhece que apesar de todos os esforços alguns pacientes não foram avisados por dificuldades de contato, já que em alguns casos eles não foram localizados e ou não responderam as ligações telefônicas.

Os contatos têm como base os dados cadastrais dos pacientes no SUS (Sistema Único de Saúde). A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade dos pacientes atualizarem o cadastro para agilizar o contato e obter informações como agendamento de consultas, retiradas de medicamentos, exames marcados e realizados, atendimento ambulatoriais e o seu histórico de passagem pelas unidades de saúde.

Com relação às consultas agendadas para o dia 13 de abril, Adriana de Arruda Prado, responsável pela Seção de Apoio à Atenção Especializada informa que foram cancelados cerca de 400 procedimentos entre consultas e exames médicos. “As agendas foram passadas aos responsáveis que já reagendaram para os próximos dias todas as consultas e exames”. Alguns pacientes segundo Prado já estiveram pessoalmente no CEME para definir a melhor data para reagendar e realizar o seu procedimento de saúde.

A coordenação do atendimento informa que na próxima sexta-feira, dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, portanto feriado nacional, não haverá prejuízo de atendimento aos pacientes porque não houve agendamentos de consultas ou exames, diferentemente do que ocorreu em 13 de abril, onde se decretou o Ponto Facultativo que não constava na Portaria n.º 142 de 19 de janeiro de 2017 que regulamenta os feriados nacionais, estaduais e municipais e declara os dias de Ponto Facultativo do ano de 2017.

 

Rotina diária de atendimento:Como procedimento padrão para diminuir o índice de ausências - três dias antes, ou no prazo máximo de uma semana antes da consulta, os pacientes do CEME recebem ligação do call center que orienta e confirma a presença ou desistência no consultório para os procedimentos pré-agendados.

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