Publicado em 14/11/2017 11:37:23

Afinal, para onde vai São Carlos?

A pergunta é feita pelo urbanista e professor Carlos Martins

Afinal, para onde vai São Carlos?
Para onde vai a cidade?

Por Carlos Alberto Ferreira Martins

Nesta semana dois eventos mostraram as dificuldades da administração em definir um horizonte claro e consensuado para o desenvolvimento urbano de São Carlos.

Na quarta feira a Câmara promoveu, por iniciativa do vereador Helton Carvalho, audiência pública para discutir a urgência em elaborar um Plano de Mobilidade Urbana para a cidade.

Na quinta, a organização não governamental Veredas organizou um seminário no SESC em que foram apresentadas propostas de diretrizes urbanísticas e ambientais para a microbacia do córrego Santa Maria. O coordenador de Meio Ambiente, Prof. José Galizia Tundisi e o vice-prefeito Giuliano Cardinalli estiveram presentes e externaram sua concordância e promessa de apoio às propostas ali apresentadas.

A boa impressão causada pelas manifestações oficiais na quinta contrasta fortemente com a frustação das expectativas dos que esperam um sistema de trânsito e transporte municipal mais acorde às tendências do século XXI.

O secretário de transportes, Prof. Coca Ferraz, mostrou mais uma vez seu descrédito no transporte público ou nos modais não motorizados, como o ciclista e o pedestre. 
Ao enfatizar que a prioridade do transporte motorizado individual é uma “questão de democracia”, o secretário nos induz a pensar menos sobre seu domínio das questões técnicas de sua área e mais sobre a sua concepção de democracia.

Admitindo que as três autoridades municipais estivessem manifestando suas posições de forma honesta e sincera, não há como evitar a conclusão de que a administração não tem uma posição clara e majoritária a respeito da São Carlos que se pretende construir para o futuro.

Nessas situações, costuma haver duas soluções. Ou o prefeito impõe o que pretende seja a marca de sua administração ou consulta-se, para valer, a população.

O que vai ser?

Professor Titular do IAU USP São Carlos 

Publicado em Jornal Primeira Página, S. Carlos, 12/11/2017

Comentários

Mais Notícias

Página 1 de 668