Publicado em 14/07/2017 20:31:24

Ministério Público solicita remoção do famoso Ipê da rua XV de Novembro

Prefeitura diz que plantará outra árvore igual no local

Ministério Público solicita remoção do famoso Ipê da rua XV de Novembro
Será cortado...

Após avaliação solicitada pela Associação para Proteção Ambiental de São Carlos (APASC) e realizada pelo Profº Drº Demóstenes Ferreira da Silva Filho do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/Piracicaba) e pela engenheira agrônoma da Coordenadoria do Meio Ambiente, Jessica Pizzocaro, e encaminhada ao Ministério Público de São Carlos, o promotor Sérgio Domingues de Oliveira, recomendou a retirada da árvore da espécie Ipê roxo localizada na rua XV de Novembro esquina com a rua José Bonifácio.

 

Segundo o laudo do Profº Drº Demóstenes Ferreira da Silva Filho, que utilizou um tomógrafo em sua avaliação, o exemplar, que possui aproximadamente 45 anos, apresenta problemas estruturais com sério comprometimento de tecido vegetal. As avaliações dos técnicos também apontaram problemas como inclinação acentuada e sinais de pragas xilófagas, que são insetos que se alimentam de madeira, como cupins e brocas.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, garante que outro exemplar de mesma espécie será plantado no local. “A nossa intenção é plantar outra árvore no local, como também outros setes exemplares de outras espécies na região”.

O pedido para o corte foi encaminhado para a Secretaria de Serviços Públicos que irá agendar uma operação, já que o local tem grande circulação de veículos e a árvore é de grande porte.

Imagens

Comentários

Mais Notícias

Página 1 de 619